domingo, 26 de setembro de 2010

O que é educar?

Ao falarmos de educar, pensa-se em Escola e, no entanto, a educação faz-se, inicialmente, na família, sem falar desse “meio-termo” que é constituído pela rua, o desporto, os movimentos de juventude.

Pela nossa parte, propomos uma definição, também criticável,  mas que poderá servir de ponto de partida. A educação é a ação consciente que permite a um ser humano desenvolver as suas aptidões físicas e intelectuais
bem como os seus sentimentos sociais, estéticos e morais, com o objetivo de cumprir, tanto quanto possível, a sua missão como homem; é também o resultado desta ação.

A educação é, pois, uma ação. Enquanto tal, é consciente, ou pelo menos dela podemos tomar consciência; é voluntária, ou pelo menos podemospercebê-la e assumi-la como tal. Sem dúvida existe uma educação   espontânea que se exerce sobre o educando sem que este disso se aperceba e até mesmo sem conhecimento do educador.

Littré acrescenta uma outra de ordem pedagógica: “A instrução ensina-se e (...) e a educação aprende-se por um outro modo de ação do mestre, qualquer que ela seja.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário